Este Blog tem compromisso com a Educação e a Inclusão

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“Amar é descobrir que a deficiência do próximo faz parte do perfeito mosaico humano”.

Douglas Américo

"Os pontos Braille são sementes de luz levadas ao cérebro pelos dedos para germinação do saber."

Helen Keller


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Programas Dasher e Dosvox: ferramentas de inclusão

Quando somos testados em nossas fragilidades sempre surge medo, insegurança, dúvidas... Ao realizarmos a tarefa - minha colega e eu - sentimos que somos cegas, sem termos realmente uma deficiência visual. E acreditamos ter “sentido” mais esse impacto pelo fato de vivenciarmos uma experiência de quem enxergava e posteriormente perdeu a visão. É difícil ter e perder. Penso que para as pessoas que nunca enxergaram é menos conflitante e de mais fácil adaptação. Mesmo assim, não é fácil. O programa é muito bom, contribui bastante para as pessoas que dele precisam. É uma ótima ferramenta a ser utilizada em sala de aula para que a inclusão seja realmente verdadeira, para que ela saia do papel, da formalidade, e passe a significar dignidade para todos.
Comparando esta atividade àquela realizada com o Dasher, pensamos que o Programa Dosvox é mais acessível. Não conhecíamos nenhum deles, mas trabalhamos com mais facilidade no segundo. Porém, ambas as situações nos levam a refletir o quanto somos limitados. No discurso, dizer que somos flexíveis, abertos a novos aprendizados é muito fácil. Ver-se numa situação de necessidade de outras ferramentas e novas habilidades é realmente diferente. Precisamos nos desarmar de nossas certezas para ver que pouco sabemos e que muito ainda precisamos aprender. Ninguém sabe como será o amanhã nem com quem precisaremos trabalhar no futuro. A inclusão é um fato e preparar-se para ela é uma urgência. Especialmente para uma inclusão digital, já que as tecnologias vêm com tudo e possibilitam novos caminhos, abrem possibilidades.
As práticas realizadas nos programas Dasher e Dosvox foram fundamentais. Só vivenciando a situação para poder avaliar o esforço de uma pessoa com necessidades especiais. Falar é pouco. Sentir é essencial.